Entenda por que você deve deixar seu filho pintar, rabiscar e desenhar à vontade
A importância da pintura na educação infantil é enorme. Inclusive, o assunto já foi abordado até mesmo em artigos científicos, como em Art in Early Childhood: Curriculum Connections, de Jill Englebright Fox e Stacey Berry. Tradicionalmente, a arte vem sendo uma parte importante dos programas da primeira infância.
Friedrich Fröbel, pedagogo e pedagogista alemão que foi o fundador do primeiro jardim de infância, acreditava que as crianças pequenas deveriam se envolver na criação de sua própria arte e no desfrute da arte de outras pessoas.
Para Fröbel, as atividades artísticas eram importantes, não porque permitiam que os professores reconhecessem crianças com habilidades raras, mas sim porque encorajavam um “desenvolvimento completo e de todos os lados”.
Atividades artísticas permitem que as crianças desenvolvam habilidades que podem ser aplicadas em várias outras áreas curriculares, além de desenvolver a confiança de expressar seus pensamentos e sentimentos através da arte.
“Fazer arte” (com o perdão do trocadilho) também constrói sua autoestima ao dar a elas a oportunidade de expressar o que estão pensando e sentindo.